Abrindo nossos corações para a China

Ir para a China foi à realização de um sonho para mim. Sempre usamos esta expressão para dizer que algo grandioso aconteceu. Mas aqui não estou usando ela desta forma. Estou realmente dizendo que foi um sonho que se tornou realidade! Por dois motivos: finalmente pude conhecer o Grão Mestre Yang Zhenduo e compartilhar esta experiência com meus professores. Eles me ensinaram tantas coisas maravilhosas e introduziram-me ao mundo do Tai Chi.

Comecei a praticar em 2004, e desde então tenho descoberto o Tai Chi e a Cultura Chinesa. Lemos todas as estórias, como A Jornada ao Oeste, ou a Batalha dos Três Reinos, estudamos a filosofia, Medicina Tradicional Chinesa e aprendemos sobre a Historia da China. Também temos acesso a tantos filmes que nos mostram um pouco deste país. Sempre me perguntei como seria estar lá, vendo e sentindo a China, como os Chineses são, como se comportam, a comida, as pessoas falando Mandarim nas ruas, etc. Meus professores me contaram tantas estórias sobre estar lá. Especialmente estar em Taiyuan com o Mestre Yang Zhenduo, que tudo que vi e experimentei nesta Aventura na China foi incrível.

Foi uma longa viagem do Brasil à China, mas de certa forma fomos capazes de levar quase oitenta brasileiros para este grande evento. Também, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas do mundo inteiro celebrando o Tai Chi. Fizemos tantas coisas: viajar com o Mestre Yang Jun e sua Família, praticar com ele no inicio da manhã, e participar do Torneio, estar presente na Celebração de oitenta e sete anos do Grão Mestre Yang Zhenduo e na Cerimonia de Discípulos do Mestre Yang Jun; foram tantos momentos especiais!
Todos os lugares que fomos, tudo que vimos, foi incrível para mim, uma iniciante e marinheira de primeira viagem. Ir a Cidade Fênix foi como estar no País das Maravilhas, é um lugar tão mágico. O Parque Wulingyuan me lembrou das antigas pinturas Chinesas com montanhas e rios. Foi uma viagem que me ensinou muito não apenas sobre a China e sua cultura, mas também sobre o ser humano e claro, sobre Tai Chi.
Em Taiyuan no Torneio podíamos assistir, aprender e intercambiar com Ocidentais e Chineses em um ambiente que exaltava o Tai Chi da Família Yang por todos os cantos. Esta foi a minha parte favorita da viagem. Todos eram tão amáveis, e estavam tão entusiasmados com o evento e com a arte que todos nós estávamos praticando, que isto me fez sentir como se estivesse em casa.  Apenas senti-me parte de tudo aquilo. Passamos tanto tempo treinando sozinhos, e nos acostumamos a praticar sempre nos mesmos lugares, com as mesmas pessoas. Estar em um lugar com centenas de pessoas, tantas pessoas diferentes; foi realmente um grande aprendizado e uma abertura interna. Levou meu entendimento do Tai Chi a outro nível. Podemos estudar e ler os livros, mas a experiência viva é realmente outra coisa.
A apresentação na Cerimonia de Abertura e também a apresentação no encerramento com todos praticando juntos é uma lembrança querida. Foi muito comovente para mim quando me dei conta de que o Mestre Yang Zhenduo estava assistindo. Na Cerimonia de Abertura eu estava na segunda fila, então podia realmente vê-lo. Embora não pudesse conversar com ele, ou vê-lo ensinar ou praticar, quando o vi ali sentado com tanta dignidade, fiquei emocionada. Para mim estar na presença de um professor como o Grão Mestre Yang Zhenduo é como estar na presença de um grande herói.
Quando voltei ao Brasil tudo havia mudado. Praticar Tai Chi depois destas experiências nunca será o mesmo. Realmente tenho que agradecer aos meus professores por fazerem um esforço tão grande e trazer o Tai Chi Chuan da Família Yang para o Brasil. Não apenas a eles devemos agradecer, mas a todos aqueles que têm trabalhado para disseminar a pratica em todo o mundo. Pode realmente enriquecer a vida das pessoas e abrir seus corações.

por Paula Faro
Texto publicado na Revista da Associação Internacional de 
Tai Chi Chuan da Família Yang – Outono 2013 no. 32

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: