Medicina Chinesa

A Medicina Tradicional Chinesa é composta por diversas técnicas e ferramentas concebidas para em um primeiro momento manter a vida. Ou seja, a ciência do cultivo tem como principio fazer o Qi do homem circular.

7fe29-know-about-the-overview-of-chinese-massage-therapy

Antigamente este principio de manutenção da vida era conhecido como Yangsheng, que podemos traduzir como nutrir, cuidar a vida, nascimento, vitalidade. Cuidar a vida, cultivando a saúde, o bem estar através da nutrição do corpo, da mente em harmonia com a natureza e as leis do universo.

Os Exercícios Terapêuticos Chineses (Qi Gong), a Dietologia, a Fitoterapia, a Massoterapia Chinesa – Tuiná e a Acupuntura nascem e se estruturam pertencendo a um corpo de conhecimento que nos ensina a preservar aquilo que toda a humanidade tem como o bem mais precioso. A vida é equilíbrio e harmonia, este conhecimento nos ensina a mantê-lo através do cultivo de hábitos diários de saúde. Em nossa relação com o céu precisamos nos adaptar ao clima, as estações, ao ambiente, para não deixar que os fatores climáticos invadam o nosso corpo interferindo na circulação do Qi. A terra nos provê o alimento; assim, aquilo que ingerimos deve ser balanceado, suficiente, sem exageros, cuidando da qualidade dos alimentos que nutrem o nosso organismo. Entre o céu e a terra vivemos em comunidade, todo o tempo nos relacionando; para manter a harmonia entre todos devemos ajustar as emoções, cuidando do nosso interior, cultivando a mente e o espírito.

Treatment by acupuncture

 

Tui Na
A massagem Tui Na é um método eficaz no combate e prevenção de doenças. É ainda considerada um “elixir” da vida. É uma das antigas artes de cura da medicina tradicional chinesa. Pode ser usada em conjunto com outras técnicas como a moxabustão, a acupuntura, a ventosa e cremes fitoterápicos com o intuito de otimizar o tratamento e produzir os melhores resultados. Este método terapêutico, que se pratica no exterior do corpo produz efeito no interior do mesmo contribuindo para a desobstrução dos meridianos, promovendo a circulação da energia e do sangue, regulando as funções dos órgãos internos e lubrificando os tendões e ossos, pelo que permite prevenir e tratar algumas patologias e melhorar o bem-estar físico e psicológico da pessoa.

Qi Gong
O caractere Qi  é uma das mais antigas palavras na língua chinesa. Para os chineses Qi é um princípio de realidade. Tudo aquilo que existe, seja substancial ou insubstancial, é Qi. A tradução mais comum encontrada na literatura de língua portuguesa para este conceito é energia; outra também bastante comum é sopro, ou sopro vital. Gong , a segunda parte que compõe o nome Qi Gong significa trabalho, obra, labor, desenvolvido com habilidade. Um trabalho que requer tempo, dedicação e esforço. Um caminho que procura o aperfeiçoamento e o alcance da excelência em uma técnica ou arte. Os exercícios corporais chineses têm como objetivo promover a saúde e prevenir uma serie de enfermidades. Através dos movimento corporais coordenados a respiração, estas práticas nutrem e fortalecem o organismo regulando o corpo através das posturas, da respiração e da mente, desenvolvendo a concentração e levando o ser humano a experimentar a calma. Estas práticas compõem um sistema integral baseado nos princípios da medicina tradicional chinesa e trazem inúmeros benefícios para a saúde do indivíduo. A prática do Qi Gong permite que cada indivíduo nutra o seu organismo e em contato com a sua natureza intrínseca resgate o seu espírito levando a si mesmo a um estado integral de saúde.

Acupuntura
A Acupuntura é um tratamento que data de 100 a.c na China. Esta baseada nos conceitos tradicionais chineses como qi e canais e consiste na inserção de agulhas finas na pele em locais denominados pontos baseado no diagnóstico feito através da análise dos sintomas do paciente.

89be3-img_1643

texto: Paula Faro
%d blogueiros gostam disto: